O Vilão do cartão de Crédito
Um dia, eu e você éramos sustentados pelos pais, o alimento a moradia o transportes entre outras despesas do dia a dia. tudo custeado pelos nossos pais, Em um determinado momento começamos a trabalhar e consequentemente ter renda e com isso começar a bancar nossas próprias despesas. Porém um dia, recebemos um cartão de crédito, um dos maiores vilão da renda que existe, gastamos todo o dinheiro que tinha e “aproveitamos” o cartão de crédito para comprar algo e pagar apenas 30 dias depois. O problema disso tudo? Você não tem mais dinheiro, você ficou 100% dependente do crédito que tem no banco. E amigos crédito não é dinheiro é divida.
O ciclo vicioso do cartão de crédito.
Não lembro a data exata que entrei no ciclo do cartão de crédito, porém entrei de forma muito inocente e não percebia que estava cada vez mais pobre usando o cartão de crédito, passei anos da minha vida no ciclo, recebe salário, paga o cartão de crédito, não tenho mais dinheiro para comprar nada e a saída? Usar novamente o cartão de crédito.

Como tomei consciência do problema?
Pedi demissão de um emprego de 10 anos e fui para outra empresa em um cargo com mais responsabilidades e com a remuneração maior. Aumentei meu estilo de vida comprando um carro financiado, onde todo aumento em minha remuneração cabia apenas parcela do financiamento e uma pequena margem para despesa com combustível e nada mais. Isso mesmo que vocês leram, não deixei margem para os imprevistos. Quando os imprevistos começaram a aparecer foi quando comecei a tomar um pouco de consciência usando o crédito para pagar os imprevistos que estavam ali precisando de uma solução, peguei mais crédito do que tinha condição de pagar o resultado disso foi entrar em uma inadimplência que já fez aniversario de mais de 1 ano. Nunca em minha vida tinha ficado inadimplente, em uma mudança sutil no estilo de vida que foi adquiri um carro para o transporte próprio sem deixar margens para os imprevistos que entrei em um endividamento.
Sem acesso ao crédito
Sem acesso ao cartão de crédito por conta da inadimplência não consegui repetir o ciclo de receber salario e pagar o cartão, com o ciclo quebrado minha mente conseguiu enxergar o dinheiro como forma de pagamento além do cartão de crédito. Foi assim que tomei consciência do ciclo vicioso do cartão de crédito.
E afinal qual o problema do ciclo vicioso do cartão de crédito?
O problema é a forma como você lida com sua renda, você colocar tudo o que recebe no cartão de crédito, você não deixa margem para os imprevistos, você jovem que ainda não passou por essas experiências de imprevistos, cuidado, eles chegam e é bom você esta preparado, pois o tempo que você leva para sair do endividamento é longo. Sobre a meta de 10 anos: Independência financeira O primeiro ano será assim, pagar as dividas ruins! Não tem como encher um balde furado.
Como sair do ciclo vicioso?
Vou escrever outro artigo sobre isso