Um susto com minha produtividade
Hoje dia 21/11/2025, tomei um susto ao ver a evolução do site em tão pouco tempo. Comecei esse site sem prazos e sem cobranças pelo bloco de notas, apenas resolvi faze-lo. O incrível disso foi a percepção de evolução que tive ao olhar para trás, em apenas uma semana, o site recebeu 5 textos escritos por mim (quase um por dia), coloquei um cabeçalho com um menu, ajustei a navegação interna, hospedei ele e deixei online, fiz várias atualizações com ele online, comprei um domínio, aprendi sobre servidores DNS e servidores de hospedagem e muitas outras habilidades evoluídas, mas vale reforçar há dois anos estudei por algumas semanas sobre desenvolvimento web (nada profissional) agora em menos de uma semana acordei todas as habilidades da época em que estava estudando e o melhor de tudo que me sinto muito mais afiado e preparado.
Conversando sobre o assunto de produtividade, o que observo com essa situação foi o mínimo esforço percebido com o máximo de resultado percebido, isso achei bem interessante no desenvolvimento pessoal. Vamos imaginar uma situação em que estamos trabalhando em um projeto que consideramos simples como passear com um cachorro de alguém e receber dinheiro por isso, no final após finalizar o serviço a pessoa paga a você R$ 10.000. Receber esse valor por esse serviço qual seria seu sentimento? Acredito que para muitos não irão se sentir confortáveis ao receber esse valor, pois o esforço percebido versus o resultado percebido esta mais pesado para o resultado percebido, porém não deveríamos normalizar esse tipo de sentimento.
Devemos normalizar que assuntos complexos é simples de entender e fazer, basta diminuímos a carga sobre nossa percepção de esforço, quanto mais você mentaliza que algo é difícil de conseguir, mais exaustivo será.